Projeto tem como objetivo promover a conscientização nas praias de Mosqueiro e Outeiro nos últimos finais de semana de julho
Belém, julho de 2024 – Já pensou unir brincadeiras com a conservação e limpeza das praias mais concorridas do verão amazônico? A Ciclus Amazônia, gestora de resíduos sólidos da capital paraense, estará nos distritos de Mosqueiro e Outeiro nos dias 27 e 29 de julho, respectivamente, para sensibilizar moradores, visitantes e barraqueiros para a educação ambiental e, também, divertir os veranistas.
Para isso, a equipe da empresa utiliza jogos como ferramenta educativa para promover a conscientização sobre os resíduos orgânicos, a coleta seletiva e práticas sustentáveis. São atividades que variam desde competições físicas até mutirão ecológico, todos projetados para ensinar sobre a importância da preservação ambiental e incentivar comportamentos ecologicamente corretos.
“Ao utilizar atividades lúdicas, buscamos engajar diversas faixas etárias em temas ecológicos, tornando o aprendizado mais interativo e agradável”, explica Vanessa Medeiros – coordenadora da Educação Ambiental da Ciclus Amazônia. A ação recebe o apoio da COCADOUT – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha do Outeiro.
Foram escolhidas brincadeiras bastante conhecidas por crianças e adolescentes de Belém, como caça ao tesouro e tacobol ecológicos e jogo das quatro cores, além de mutirão para limpeza da praia. “Nosso objetivo é entreter e capacitar indivíduos e comunidades a assumirem um papel ativo na proteção do meio ambiente, promovendo um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos”, diz Vanessa.
Além de aumentar o engajamento e a participação desse público, o projeto pretende fortalecer o senso de responsabilidade ambiental e inspirar mudanças comportamentais duradouras. “Através desta abordagem, esperamos contribuir significativamente para a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável”, conclui Vanessa.
Histórico
Desde os primeiros dias de trabalho, a Ciclus Amazônia desenvolve ações de conscientização ambiental com a população belenense.
Com foco nas férias escolares de julho, a equipe de educação ambiental da empresa participou de ações de educação ambiental na operação com foco no verão, promovida pela Prefeitura de Belém. Os trabalhos ocorreram nas praias dos distritos de Outeiro e Mosqueiro e da ilha de Cotijuba com objetivo de esclarecer aos comerciantes, barraqueiros e veranistas sobre o descarte correto de lixo e evitar a poluição nas praias do Grande e do Amor, para a chegada das férias de julho. No total, a iniciativa alcançou cerca de 80 pontos nos três locais.
Além das ações no verão amazônico, a equipe de educação ambiental da Ciclus Amazônia realiza ações constantes em pontos críticos da cidade, incluindo feiras, áreas de comércio, praças, canais e outros pontos de descarte irregular.
Sobre a Ciclus Amazônia
A Ciclus Amazônia é uma empresa da Ciclus Ambiental, holding do Grupo Simpar, responsável pela gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos de Belém (PA) em conjunto com a Promulti e Terraplena. Realiza a coleta, varrição, implantação de ecopontos, a recuperação do aterro do Aurá e a disposição final adequada do lixo da cidade. Também trabalhará na inserção de catadores e na implantação de estação de Transferência de Rejeitos (ETR) e assim como um novo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). A concessão tem duração de 30 anos e receberá investimento total de R$ 700 milhões, sendo R$ 400 milhões destinados para os primeiros dez anos.