Lançado em agosto, o número de WhatsApp oferece respostas via inteligência artificial e atendimento humano
A Ciclus Amazônia, concessionária responsável pela gestão de toda a limpeza urbana e manejo de resíduos de Belém, deu início no dia 12 de agosto ao seu canal de atendimento ao cidadão, uma plataforma de chatbot que funciona como uma central de atendimento, com um fluxo sobre os serviços do contrato com a Prefeitura de Belém e um espaço para reclamação, que é recebida por um atendimento humano. Já no primeiro mês, foram prestados aproximadamente 500 atendimentos, que vão de comentários às solicitações de coleta de entulho até 1 metro cúbico.
Para Bruno Muehlbauer, diretor-presidente de Resíduos da Ciclus Ambiental, fornecer informações à população sobre a rotina da operação e ações especiais faz parte do compromisso da empresa com a população. “O nosso objetivo foi implantar e manter uma central de atendimento ao usuário final dos nossos serviços, além de dar retorno aos usuários sobre as ações tomadas a respeito das reclamações. Nós prezamos pela transparência e qualidade da nossa atuação em Belém para que a transformação que queremos seja efetiva, com satisfação dos nossos clientes – o poder público e os moradores”, afirma.
Após o primeiro mês, a plataforma da concessionária tem sido avaliada pelas áreas de Comunicação e Tecnologia da Informação (TI). De imediato, observou-se um aumento no volume de atendimentos, chegando a quase 100 apenas em 7 dias úteis. Como parte do contrato da Ciclus Amazônia, é elaborado mensalmente o relatório dos atendimentos, que é acompanhado pela Prefeitura de Belém, para contribuições às informações que são fornecidas via chatbot. Esta solução é uma das mais modernas do mercado, sendo um programa de computador que, no envio de perguntas em linguagem natural, consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta mais próxima a um comportamento humano. Soma-se a ele a disponibilidade de um colaborador da empresa para atendimento de reclamações.
Dentre as vantagens do canal de atendimento da Ciclus Amazônia, está a resposta instantânea às perguntas frequentes e solicitações, agilizando o atendimento e melhorando a experiência do usuário. Além disso, por utilizar o WhatsApp se torna uma plataforma amplamente acessível e familiar à maioria das pessoas. E ainda permite monitoramento e análises diversas para adequações na plataforma, contribuindo à gestão da operação da empresa na cidade. O canal de atendimento ao cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no número (91) 98405-3100.