Serviços de varrição, limpeza, capinagem e roçagem de áreas públicas também foram realizados pela empresa na cidade
A Ciclus Amazônia, gestora de resíduos sólidos de Belém, completou, nesta quarta-feira (15), 30 dias de atuação na coleta de lixo e entulhos na capital paraense. Neste período, a empresa retirou cerca de 60 mil toneladas de resíduos, totalizando 378 mil horas trabalhadas por nossos colaboradores, e mais de 45 mil quilômetros percorridos. Os serviços foram desenvolvidos, diariamente, nos períodos diurno, vespertino e noturno, por 2.150 colaboradores com o apoio de mais de 200 maquinários dedicados à coleta de lixo, e duas bases operacionais já instaladas na Travessa Vileta e na Rua Jardim Providência.
A empresa investiu, neste início de operação, em 15 patrulhas mecanizadas com mais de 60 caminhões basculantes com capacidade para 10 m³ de resíduos. E ainda estão em curso a contratação de 200 novos colaboradores, investimentos em mais 112 novos equipamentos e a implantação de duas novas bases de operação.
“Tivemos o início de operação bastante positivo em Belém, antecipando os serviços em mais de 20 dias, em um processo intenso de coleta e orientação da população sobre os dias e horários de recolhimento dos materiais. Já percebemos as primeiras mudanças na cidade na busca de solucionarmos, em breve, a presença de resíduos espalhados na cidade, há meses. O nosso objetivo é que Belém esteja limpa o mais rápido possível. Para tanto, trabalhamos de forma incansável e com um contingente maior que o previsto. Neste momento, é fundamental a colaboração de todos para que não acumulem lixo e entulho nas vias públicas”, destaca Luiz Gomes, CEO da Ciclus Amazônia.
Além da rotina de coleta, a Ciclus Amazônia retornou os serviços de varrição, capinagem, raspagem e roçagem, previstas no contrato, contribuindo à conservação de locais públicos. A empresa ressalta ainda que, a partir de 240 pontos críticos catalogados inicialmente na cidade, promoveu ações específicas de retirada de material descartado de forma irregular, garantindo os esforços para manter limpa a cidade.
No total de toneladas, também estão calculados estes entulhos diversos removidos pela empresa em áreas como Canal do Tucunduba, Avenida Bernardo Sayão, Travessa Quintino Bocaiúva, Canal da Pariquis, distrito de Icoaraci, Rodovia Arthur Bernardes, Avenida Bruno Sechi, Canal São Joaquim, Avenida Marquês de Herval, Avenida Augusto Montenegro, Avenida Padre Bruno Sechi, Avenida Centenário, Avenida Pedro Miranda, entre outras. Um exemplo marcante foi a ação realizada no Canal São Joaquim, no dia 04 de maio, em que foram retiradas 100 toneladas de material das margens deste logradouro, como móveis de madeira, colchões, restos de eletrodomésticos, entulhos de obras, galhos de árvores, entre outros descartados de forma irregular.
Outras coletas importantes do período foram feitas em conjuntos habitacionais de elevado contingente populacional, em que foi encontrado um grande acúmulo de lixo “represado”, entre eles Jardim Sevilha, Xingu, Kalliwach, Ariri Bolonha, Carneirinho, Orlando Lobato, Benjamim Sodré, Satélite, Tapajós, Pedro Teixeira, Cordeiro de Farias, Park União, Antônio Gueiros, Canarinho, Maguari, Panorama, Paulo Fonteles, Carmelândia, Catalina, Xavante, Gleba 121, Gleba 222, Médici 123, Médici 224, Euclides Figueiredo, Mendara, Império Amazônico, Promorar, Providência, Paraíso dos Pássaros e Mururé.
Sustentabilidade
Desde o início das operações, a Ciclus Amazônia conta com uma equipe de 21 colaboradores da educação ambiental voltada para repassar informações sobre o descarte correto dos resíduos, horários de dias e coletas, além de demais informações sobre como manter a cidade limpa. Durante os turnos de trabalho, de segunda-feira a sábado, as equipes também visitam feiras livres da capital e pontos críticos já mapeados previamente. Desde o dia 10 de abril, as equipes da Ciclus Amazônia já estiveram em 20 bairros da capital e conversaram com moradores e comerciantes, que recebem os profissionais nas portas das casas e estabelecimentos comerciais dos bairros. Neste sentido, a empresa vem pedindo a colaboração dos belenenses para que descartem os resíduos somente nos dias e horários definidos para cada bairro, evitando, assim, o acúmulo nas vias públicas, situação muito comum na capital, e que vem sendo trabalhada incansavelmente pelas equipes da empresa.
A próxima etapa da prestação dos serviços será a implantação de ecopontos, novas lixeiras e contêineres semienterrados para recepção de resíduos entregues pela população. Para o recolhimento de materiais recicláveis, serão instalados ecopontos no bairro da Pedreira e no canal do Tucunduba; os já existentes na São Joaquim e na Avenida Bernardo Sayão serão restaurados pela empresa. Também serão implantados pontos de entrega voluntária em locais de grande movimentação de pessoas, como as praças da República e Batista Campos, assim como o Portal da Amazônia. Estes resíduos recicláveis serão encaminhados às cooperativas de catadores indicadas pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que foram cadastradas para atuação no sistema de gestão de resíduos de Belém.