Nesta quinta-feira (25), a Ciclus Amazônia participou do evento COP Talks, realizado pelo Grupo Liberal, com a finalidade de promover debates estratégicos e relevantes sobre mudanças climáticas e economia verde, conectando especialistas, empresas e lideranças. A empresa foi representada pelo gerente Jurídico, Victor Hugo Reis, que mostrou os resultados da concessão pública para gestão e manjo de resíduos sólidos na capital paraense.
O evento também serviu impulsionar o engajamento do mercado e fomentar soluções para um futuro sustentável, destacando o papel da região Norte no cenário global da transição ecológica.
Paineis – Vitor Hugo Reis divulgou informações da empresa no painel com o tema “O legado da COP 30 na Amazônia e no mundo”, do qual também participaram o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira, e a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU PA), Taynara Gomes, além da exibição de case do Banco da Amazônia.
Ele abordou, por exemplo, o cenário encontrado pela Ciclus Amazônia quando assumiu o contrato com a Prefeitura de Belém, chamado à época de “Crise do Lixo”. O gerente Jurídico eforçou a transformação na limpeza urbana e na coleta domiciliar empreendida pela empresa em um ano e cinco meses de atuação, que tornou a cidade mais limpa e sustentável. Neste período, foram coletadas mais de 445 mil toneladas de resíduos domiciliares e mais de 410 mil toneladas de entulhos, além de 213 mil Km de vias varridas.
“A concessão pública tem prazo de 30 anos e prevê investimentos de R$ 900 milhões. Neles, estão incluídas a implantação de uma nova Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e a recuperação ambiental do aterro do Aurá. O nosso contrato é avaliado regularmente por Verificador Independente, que no primeiro ciclo de apuração atestou que atendemos integralmente os critérios de aferição, ou seja, tivemos 100% de desempenho”, afirmou o gerente Jurídico
O evento teve ainda um painel intitulado “COP e os desafios ambientais da Amazônia” sobre as dificuldades enfrentadas pela região, incluindo o desmatamento, a perda de biodiversidade e as iniciativas de conservação. Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo Youtube de O Liberal.