Formatura da Escola Ciclus marca encerramento de programa educacional com trabalhadores da limpeza urbana de Belém

Cerimônia será realizada no dia 29 de abril e oficializa a conclusão do curso de 45 colaboradores que atuam na limpeza urbana da capital

Belém (PA), abril de 2025 – A Ciclus Amazônia, responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, realiza, na próxima terça-feira (29), às 18h00, uma cerimônia de formatura da primeira turma da Escola Ciclus, programa educacional de qualificação de colaboradores dos serviços de limpeza urbana da capital paraense. O evento será realizado no Senai em Belém, e reunirá diretores da companhia, autoridades, convidados e familiares dos formandos.

O programa teve início em novembro de 2024 com duas turmas compostas por 25 funcionários cada, totalizando 50 participantes, dos quais 45 concluíram as aulas – sendo 30 homens e 15 mulheres. Destes, 40% já se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA). São trabalhadores que desempenham atividades essenciais como varrição, raspagem, coleta e roçagem, com média de idade de 43 anos e, em sua maioria, com escolaridade correspondente ao nível de ensino fundamental incompleto. Entre os formandos, seis são de nacionalidade venezuelana, o que evidencia o caráter inclusivo do programa.

As aulas foram ministradas de forma presencial, duas vezes por semana, utilizando a plataforma da “Alicerce Educação”, que combina metodologias pedagógicas inovadoras com foco em um aprendizado eficiente e inclusivo. A empresa também forneceu os kits escolares necessários ao acompanhamento das atividades. Com os resultados e o engajamento dos colaboradores, a empresa abrirá uma nova turma no segundo semestre. Cerca de 400 profissionais de limpeza ainda não concluíram o ensino fundamental ou são analfabetos funcionais. A Escola Ciclus visa reduzir a lacuna do aprendizado e desenvolvimento contribuindo com novas oportunidades para todos que participam.

Além do corpo pedagógico, os estudantes contaram com o apoio de quatro “embaixadores da Escola Ciclus”, que são colaboradores de outras áreas da empresa voluntariamente engajados em acompanhar e incentivar os colegas ao longo do processo formativo.

Para o diretor-presidente da Ciclus Ambiental, Bruno Muehlbauer, o programa representa um compromisso da empresa com a transformação social. “A Escola Ciclus nasceu do desejo de oferecer mais do que treinamentos e orientações diárias para execução de atividades. Queremos transformar vidas por meio do que realizamos para cidade e também para quem trabalha com a gente. É uma alegria imensa ver esses colaboradores concluindo esta etapa com tanto orgulho e dedicação”, afirma.

A formatura da primeira turma ocorre em um momento simbólico, uma vez que coincide com o aniversário de um ano de operações da Ciclus Amazônia, em Belém. Nesse período, a empresa já contabiliza mais de 600 mil toneladas de resíduos coletados, cerca de 130 mil quilômetros percorridos em ações de varrição e roçagem, além da implantação do Ecoponto São Joaquim.

 

Endereço

R. Jardim da Providência, 09 – Águas Lindas, Ananindeua – PA

Contato

Canal de Atendimento
(91) 98248-6680

Ⓒ 2024 Ciclus Amazônia | Todos os direitos reservados.

Open chat
Olá 👋
Posso te ajudar??